O que acontece se o inquilino não pagar o aluguel?

Veja todo o conteúdo

Compartilhe esse conteúdo

Tem receio de seu inquilino não pagar o aluguel? É normal ter esse tipo de medo quando está colocando seu imóvel para alugar.

Afinal, não são raras as histórias de problemas com inquilinos que deixam de pagar o aluguel em dia. Por isso mesmo, ter a assessoria de uma imobiliária séria é importante.

Nós vamos te explicar o que pode ser feito se o seu inquilino deixa de pagar adequadamente o valor do aluguel que foi acordado.

O que acontece se o inquilino não pagar o aluguel?

A resposta depende diretamente de como foi feito o contrato de locação do imóvel. Por isso mesmo, é importante ter o aluguel do seu imóvel administrado por uma imobiliária.

No caso, a garantia exigida nos contratos de locações serve exatamente para suprir qualquer eventualidade que possa surgir.

Por isso, é extremamente importante escolher bem qual garantia será aplicada no contrato, para que o imóvel esteja resguardado.

O contrato deve prever multas para o atraso

O contrato de locação também deve prever multas coerentes em relação ao atraso no pagamento do aluguel.

É preciso pautar a multa por um indexador coerente, para que o contrato não se torne abusivo em taxas de juros praticadas.

A multa é por si só um ótimo instrumento para incentivar que seu inquilino pague em dia. Tendo um contrato bem redigido e com multa coerente prevista, o inquilino fica com poucas brechas para agir de má fé.

Portanto, é interessante ter a assessoria necessária de uma imobiliária durante o processo de negociação com seu inquilino.

Envio de cobrança e notificação em caso de não pagar o aluguel

Quando o inquilino não paga o valor mensal, a imobiliária se responsabiliza por efetuar a cobrança dentro dos parâmetros legais.

De modo que, o inquilino possa ser recordado de que o valor está atrasado e ofereça um posicionamento em relação ao pagamento.

Caso o pagamento não seja feito conforme o esperado, a imobiliária/administradora envia uma notificação extrajudicial para que o inquilino cumpra com suas obrigações contratuais.

Todo esse processo é naturalmente desgastante para o dono do imóvel quando é necessário lidar com a situação por conta própria, por isso, ter a assessoria de toda a equipe da imobiliária/administradora é mais interessante, viabilizando a cobrança sem precisar se envolver de forma tão direta.

O tom cordial do comunicado de cobrança viabiliza a confissão de que o inquilino está com dívida aberta. Sendo um documento importante no caso da necessidade de entrar com uma medida judicial.

Caso o pagamento não seja efetuado com a notificação, é possível solicitar a rescisão de contrato e despejo do inquilino.

Entenda a Lei do Inquilinato (n° 8,24591)

A Lei do Inquilinato aponta que é direito do dono do imóvel em última instância solicitar a rescisão do contrato por não pagamento.

O mais recomendável é que dê ao inquilino o prazo de até 60 dias corridos para regularizar a situação.

A ação de despejo precisa ser judicializada, aspecto que a equipe da imobiliária cuida para seu cliente. Garantindo que o processo ocorra de forma rápida para que o imóvel fique vazio para uma nova locação e o valor em aberto seja quitado.

O dono do imóvel deverá receber judicialmente o valor que está em atraso com correção monetária, visando que não sofra nenhum prejuízo financeiro.

É preciso ter cuidado com cobranças excessivas

A Lei prevê que cobranças abusivas causam danos morais. Portanto, é interessante ter bastante cuidado com o inquilino que não está pagando em dia.

O ideal é contar com o auxílio da imobiliária/administradora para lidar com esse processo que é desgastante para o dono do imóvel. De modo que, seja possível efetuar todos os procedimentos de cobrança de acordo com as Leis vigentes.

Enviar o boleto apontando o atraso, fazer a notificação extrajudicial por carta ou e-mail e em seguida entrar com a ação judicial de despejo são os procedimentos ideais para se resguardar.

Evitando que a cobrança abusiva ocorra e acabe sendo prejudicial para a relação entre inquilino e dono do imóvel.

A imobiliária adota garantias para evitar esse tipo de situação

Um contrato bem redigido, análise das informações disponibilizadas pelo potencial inquilino e uma série de outros dados são usados para que possa evitar esse tipo de desgaste.

Tendo em vista que, lidar com a burocracia judicial quando o inquilino não paga demanda tempo. Fazendo com que o imóvel fique indisponível para locação e a situação desagradável para o proprietário que não está recebendo como deveria.

Portanto, a imobiliária/administradora que assessora clientes para locação de seus imóveis tem interesse de que a propriedade esteja locada para um inquilino que paga em dia.

Por isso, adota todas as medidas preventivas necessárias para evitar o desgaste na locação como os tipos de garantia.

E ao perceber que a situação se tornou inviável e que o inquilino não está quitando o pagamento, efetua a cobrança e toma as devidas medidas judiciais.

Evitando que o proprietário precise se desgastar com essa situação e tenha maiores prejuízos. As medidas judiciais garantem o pagamento, podendo até mesmo reverter o despejo do inquilino caso a quitação seja feita dentro do prazo estabelecido.

Então, ao contratar uma imobiliária para anunciar e posteriormente administrar o seu imóvel de aluguel, você possui um respaldo e auxílio de uma empresa, fazendo com que o processo de locação seja mais tranquilo e seguro para ambas as partes.

E aí, conseguiu entender tudo sobre O que acontece se o inquilino não pagar o aluguel? Escreva aqui nos comentários o que achou do blog.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis imobiliária em Itaquera e imobiliária na Vila Matilde no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Compartilhe esse conteúdo

8 respostas

    1. Eu estou com problemas sérios com uns inquilinos, pois já fazem 5 meses que eles não pagam o aluguel e já pedimos a casa e simplesmente eles não desocupam!
      Já colocamos em uma imobiliária pra não ter que passar por problemas diretamente com inquilinos, mas a imobiliária não resolve, no nosso contrato está escrito que tem seguro aluguel, só que essa semana indo na imobiliária descobrimos que não foi renovado e administrador da imobiliária não dá nem se quer uma satisfação! Quando questionamos a te tudo ele só nos dá desculpas e isso já vem à bastante tempo!
      Gostaria de saber o que fazer, porque precisamos desse aluguel pra pagar nossas dívidas!
      E esses inquilinos falaram que queriam comprar a nossa casa e deixamos a vontade pra eles fazerem pesquisa sobre compra e simplesmente eles compraram casa na praia e alegaram que, por conta dessa dívida eles não estavam em condições de pagar o aluguel!🥲

      1. Boa tarde Maria, tudo bem?

        O correto é a imobiliária entrar com uma ação de despejo e cobrança do valor em aberto.
        Referente ao seguro se o mesmo for fiança a imobiliária poderia ter solicitado o pagamento das parcelas para o Proprietário para que a mesma ficasse ativa e assim o pagamento ser realizado pela seguradora.
        Como a informação passada por eles é que o seguro não foi renovado, a apólice é extinta e será necessário a ação judicial caso a desocupação e o pagamento não seja realizado de uma forma amigável.

    1. Oii Rosa, tudo bem?

      A obrigação de pagamento do aluguel por parte do Locatário é inerente à cobrança pela Imobiliária. Caso não tenha recebido a cobrança, é dever procurar a imobiliária para providenciar o pagamento do aluguel.

  1. Olá! Tem um apartamento alugado, pela imobiliária,pois o enquilino não paga o aluguel deste de dezembro . quero disse nem aluguel nem condomínio e nem a luz e está imobiliária que alugou o meu apartamento não está me dando nem um respaldo algum o que eu posso fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Veja também

decorar imóvel alugado

Como decorar um imóvel alugado

Decorar um imóvel alugado pode parecer um desafio, já que é comum haver algumas restrições impostas pelo proprietário. No entanto, é possível transformar um espaço

Ler mais »