O que é IGP-M ?

Veja todo o conteúdo

Compartilhe esse conteúdo

Ultimamente o IGP-M tem estado muito em pauta, e as pessoas estão com muitas dúvidas sobre esse tema, por isso viemos por meio deste conteúdo te dar todas as respostas, para que você não seja mais pego de surpresa em nenhum dos seus reajustes de aluguel.

O que é ? 

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é uma das variações do IGP (Índice Geral de Preços), criado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em 1940, como o próprio nome diz é um índice que mede as variações de preço do mercado. 

Para que serve o IGP-M? 

O IGP-M é um indicador de como está a inflação em cima dos preços, e assim é utilizado para o reajuste anual para diversos serviços, como: mensalidades escolares, planos de saúde, fornecimento de energia e contratos de aluguel. 

Como o IGP-M é calculado? 

Calculado mensalmente pela FGV, entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês atual. Seu cálculo usa dos indicadores: 

– IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo – Mercado) 60%;

– IPC-M (Índice de Preços do Consumidor – Mercado) 30%;

– INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado) 10%. 

Para entender melhor sobre o IGP-M saiba mais sobre o que é IPCA

Como calcular o reajuste do aluguel pelo IGP-M?

Para calcularmos o valor, você precisará saber o valor acumulado anual do IGP-M até o mês do seu reajuste, vamos supor uma situação: 

O valor acumulado anual foi 9,89%, você dividirá esse valor por 100 e o resultado somar a 1,00. O valor total será de 1,0989. Se o seu aluguel for 1.300 basta multiplicá-lo por 1,0989, o seu aluguel passará a ser 1.428,57.

Por que o IGP-M aumenta tanto?

Basicamente o IGP-M é bastante impactado pelo aumento do custo para o amplo produtor (IPA-M), pois representa o maior percentual do índice. Portanto, se aumenta o custo da produção, aumenta o valor do produto final, e consequentemente aumenta o valor gasto pelo consumidor. Todos esses fatores são influenciados pelo aumento do dólar, pela inflação e pela lei da procura e da demanda. 

Agora que sabe mais sobre o IGP-M, escreva um comentário abaixo E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

A DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste, especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Compartilhe esse conteúdo

4 respostas

  1. Nossa que assunto interessante e completo. Realmente é algo que já questionei e nunca tive uma resposta tão clara como essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Veja também